Quantidade de médicos veterinários é destaque na área de Ciências Agrárias
Animais de estimação são cada vez mais considerados como membro da família brasileira. Com o carinho e a afeição, cresce também a preocupação com a saúde dos pets. O mercado oferece diversificadas opções para esse público crescente. Outro número que amplia proporcionalmente é a quantidade de profissionais da área. Para esses especialistas se manterem sempre atualizados, o Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza a plataforma American Association of Veterinary Laboratory Diagnosticians (AAVLD).
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) mostram que o Brasil possui cerca de 40 mil petshops, com produtos e serviços relacionados ao mundo animal. De acordo com a organização, o país está entre os três maiores mercados de produtos para animais de estimação do mundo, ao lado dos Estados Unidos e do Japão.
O Brasil é o país com maior quantidade de profissionais de medicina veterinária no mundo. Com mais de 140 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a maioria expressiva atua em diferentes campos da área. Segundo o CFMV, há mais de 250 cursos de graduação em Medicina Veterinária no Brasil reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Apesar da dedicação aos pets representar um amplo mercado, o trabalho dos médicos veterinários vai além de clínicas e consultórios. Os profissionais vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio de serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. Nesse cenário, a pesquisa científica também tem papel fundamental, para garantir a qualidade de mais de 80 áreas de atuação.
A base de dados AAVLD reúne informações especializadas e publicações em Ciências Agrárias, com ênfase em Medicina Veterinária. Por meio da plataforma, os usuários têm acesso ao Journal of Veterinary Diagnostic Investigation (JVDI), periódico oficial da AAVDL. O título cobre diferentes aspectos do diagnóstico veterinário, incluindo disciplinas como patologia, bacteriologia/micologia, patologia clínica, epidemiologia, imunologia, gestão de informação laboratorial, biologia molecular, parasitologia, saúde pública, toxicologia e virologia.
A disponibilidade de acesso da publicação tem início em 1999 e segue até o ano corrente. O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir da opção Buscar base ou por meio do menu Buscar periódico. Para saber se você tem acesso à plataforma, consulte a biblioteca da sua instituição de ensino.
Alice Oliveira dos Santos
P.S.: Notícia extraída do site do Portal de Periódicos da Capes, disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=495&mn=0. Acesso em 18/05/2017
Que bom que também cresce o numero de profissionais, assim podemos cuidar bem dos nossos bichinhos!