Cadastro da produção intelectual FMVZ: como funciona?
O Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca é responsável pela captação, catalogação e preservação de toda a produção intelectual dos docentes e técnicos especializados da Faculdade.
Recebemos semanalmente notificações das bases de dados Web of Science, Scopus e PubMed, com material recentemente indexado, inclusive os trabalhos In press (disponibilizados antes da publicação oficial). Todos os trabalhos recebidos pela Biblioteca são analisados e indexados no Dedalus e na Repositório da Produção USP (ReP).
Vale ressaltar que nem toda a produção intelectual da Faculdade é indexada nessas bases, por isso, é de primordial importância que docentes e técnicos especializados nos comuniquem sobre novas publicações, ou nos enviem os arquivos (em formato *.pdf, quando disponível) de: artigos científicos e de divulgação, trabalhos apresentados em eventos, livros e capítulos de livros.
O cadastramento da produção intelectual segue políticas estabelecidas pela ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP) para todas as Unidades, definindo, por exemplo, quais tipos de trabalhos podem ser cadastrados. Para consultar os tipos de trabalhos, clique aqui.
A Biblioteca mantém ainda um arquivo digital com toda a produção científica da FMVZ para consulta e preservação.
Com uma base de dados atualizada e completa, preservamos todo o conhecimento produzido pela FMVZ, divulgamos e disponibilizamos conteúdos e dados relevantes para estudantes e pesquisadores. Além disso, é possível a emissão de relatórios de publicações para os docentes e seus departamentos, gerando indicadores para tomadas de decisão em processos como avaliação de produtividade, obtenção de prêmios científicos, progressões da carreira docente, entre outros.