A Sala de Obras Antigas e Especiais da Biblioteca é um espaço planejado para acomodar um acervo de obras datadas do final do séc. XIX até a década de 1940, além de outras com datas posteriores, mas que tenham valor especial para a área de Medicina Veterinária e Zootecnia.

A ideia de se ter um acervo composto por estas obras foi para que elas pudessem receber um cuidado especial, visto que são obras que estão fora de catálogos comerciais, estão em delicado estado de conservação, além de serem muito valorizadas, tanto comercialmente, quanto para a área.

No início, estas obras foram acomodadas numa pequena sala somente com a finalidade de resguardá-las do manuseio. Mas, com o passar do tempo, observou-se que elas precisavam de um cuidado especial, pois eram procuradas por historiadores e pesquisadores.

Os materiais que estavam em pior estado foram restaurados e armazenados em um espaço preparado para eles, com temperatura e umidade controladas, iluminação especial e móveis apropriados. Ainda hoje, este acervo é analisado periodicamente para avaliar a necessidade de restauro dos documentos.

Este espaço pode ser visitado com agendamento prévio e com o acompanhamento de um funcionário e, o conteúdo desse acervo, pode ser consultado através de nosso catálogo eletrônico.

IMG_0947

Sala de Obras Antigas e Especiais